Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page




ONLINE
1





Partilhe esta Página




Recriacao e Desporto
Recriacao e Desporto

 

O Desporto de Recreação faz parte da Matriz do GP, e é através do mesmo que
poderemos colaborar num “ desporto para todos”, que leve a população a criar hábitos de prática desportiva. Mas todos sabem que lutamos com falta de quadros para a elevada actividade que desenvolvemos, e, mais do que nunca não podemos realizar as coisas de qualquer maneira. No entanto…


Photobucket


existe neste momento um grupo de jovens que gosta de jogar badmington e poderão ser eles a criar o primeiro núcleo para o reavivar dum sector que apenas está suspenso.
Photobucket
 
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
linomendes



Número de Mensagens: 335
Data de inscrição: 16/06/2010

MensagemAssunto: ETICA NO DESPORTO   Sab Abr 28, 2012 12:43 pm  

PLANO NACIONAL DE ÉTICA NO DESPORTO

Photobucket

Desconhecia a existência deste Plano, mas o mesmo constitui um dos factores relevantes para um verdadeiro Desporto de Recreação.


“Foi no desporto que aprendi tudo o que sei sobre ética”
Albert Camus


O fairplay, o respeito pelas regras do jogo, o jogo limpo, o respeito pelo outro, a responsabilidade, a amizade, a relação e a interajuda, o respeito pelo corpo, o bem-estar e o crescimento harmonioso da pessoa, entre muitos outros, são valores fulcrais duma Sociedade justa, livre e solidária. Valores, estes, que se pretende sejam assimilados e vividos na prática desportiva, tais são os objectivos do PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto.

Photobucket


Apresentado publicamente no passado dia 29 de Fevereiro de 2012, o PNED surge como uma autêntica bandeira deste “2012 – Ano Nacional da Ética no Desporto”. O Plano é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desporto e Juventude e tem como missão a promoção, disseminação e vivenciação dos denominadores comuns da essência desportiva: o espírito desportivo enraizado nos valores e nos comportamentos éticos. O Plano pretende alcançar todas as áreas da sociedade e tornar-se acessível a todos os cidadãos nacionais e estrangeiros, veiculando a interação e inclusão social, promovendo o diálogo intercultural e intergeracional, contribuído para uma unidade nacional em torno de um desiderato comum - a educação e formação ética para a construção de um Desporto saudável e com sentido.

<>
Metas do Plano

Implementado de forma multissectorial e multidisciplinar, o PNED tem como na promoção da temática da ética desportiva junto do maior número de crianças e jovens uma das suas metas. Possibilitar a um conjunto alargado de instituições, clubes, associações, escolas, recursos, meios e actividades destinados à reflexão da ética desportiva, promover um conjunto de reflexões e de actividades junto da população alvo, de modo a que os valores desportivos sejam compreendidos e vividos, colocar o tema da ética no desporto na agenda da comunicação social e, aproveitar os momentos desportivos de maior relevo para divulgar a temática da ética no desporto são outras metas traçadas no âmbito da iniciativa.


Photobucket




Partindo do princípio que as considerações éticas que estão na origem do fairplay são algo essenciais a toda a actividade desportiva, o Plano Nacional de Ética no Desporto aponta claramente para o desenvolvimento dos valores nobres do desporto de forma integrada, ao nível da formação e educação, em articulação com as diferentes dimensões, sectores e agentes educativos


A Orientação de mãos dadas com o PNED

O Plano Nacional de Ética no Desporto pretende ter uma dimensão nacional e influência internacional. Face aos tempos de austeridade e de imperiosa racionalidade de meios e recursos, o PNED não encetará atividades ou iniciativas em concorrência mas sim em sinergia com os bons exemplos e boas práticas já existentes pelo país.

Ao Orientovar, Augusto Almeida, Presidente da Federação Portuguesa de Orientação, revelou que o organismo a que preside se disponibilizou para, no âmbito do PNED, “participar em todas as acções tidas por convenientes, preparando-se para assinar um protocolo nesse sentido.” Entretanto foi criada uma Bolsa de Embaixadores da Ética Desportiva, constituída por individualidades de vários quadrantes da sociedade. Os Embaixadores da Orientação junto do PNED são já conhecidos e quem melhor do que Manuel Dias e Alexandra Coelho para o desempenho destas funções. A eles caberá trabalhar no sentido da prossecução dos desígnios do PNED, nomeadamente a promoção e vivência dos valores éticos no desporto e, em particular, na Orientação.


“Um oásis no meio do desporto”

“Eu penso que a ideia fundamental deste Plano se prende com o transmitir aos jovens valores como a ajuda, a tolerância, a cooperação, o respeito, a coragem, a justiça e a honestidade, valores que são fundamentais na formação dos jovens mas que no Desporto se perdem, por vezes, face a circunstâncias pouco claras.” Foi desta forma que Alexandra Coelho começou por transmitir a sua visão daquilo que é o Plano e do que ele pode representar. Para a embaixatriz do PNED junto da nossa modalidade, “a Orientação é dos desportos onde a ética é mais aplicada”, em contraciclo com outras modalidades como “o Ciclismo, o Atletismo e sobretudo o Futebol, onde somos confrontados quase diariamente com situações menos claras”. É nesta medida que Alexandra Coelho se atreve a classificar a nossa modalidade como “um oásis no meio do Desporto”. Questionada sobre aquilo que poderemos ter a ensinar aos outros, Alexandra Coelho é peremptória: “Devemos fazer aquilo que está ao nosso alcance para convidar as pessoas, sobretudo os mais jovens, dando-lhes a conhecer a modalidade e transmitindo-lhe os valores que lhe estão subjacentes. E isso não é difícil. Basta as pessoas conhecerem-nos para se integrarem neste tipo de postura, onde impera a amizade entre todos, que envolve as famílias e as une em torno dessa família maior que é a Orientação.”

Enquanto embaixatriz do PNED, Alexandra Coelho aponta como ações concretas a curto prazo, “já nos 4 Dias do Minho, a distribuição de panfletos, a oferta de t-shirts aos mais jovens e uma intervenção de Manuel Dias, durante a Cerimónia de Entrega de Prémios, chamando à atenção para os valores éticos que devem imperar no Desporto.” Mas as coisas não se ficarão por aqui e, logo no dia 19 de Maio, no decurso do XX Troféu de Orientação do CPOC, “vamos poder contar com a presença do Presidente do Plano Nacional de Ética no Desporto”. A finalizar, falando em termos pessoais, Alexandra Coelho mostra-se confiante na receptividade dos vários agentes da modalidade e considera-se “capaz de ajudar a levar o Plano por diante, com a ajuda de todos, fazendo da Orientação um exemplo para todos os outros desportos.”